Listão: 5 filmes sobre empresas e empresários famosos
Share:

Listão: 5 filmes sobre empresas e empresários famosos

 

por Fidel Barbosa

 

A sétima arte, além de entreter, serve também como forma de crítica ao nosso meio e nada melhor do que essa polêmica envolvendo a Friboi para relembrarmos filmes retratando empresários que visavam o lucro a qualquer custo, não é mesmo?

 

1- A Grande Aposta

 

A historia conta como um grupo de pessoas apostou contra o mercado imobiliário e ganhou! O filme mostra como, de forma anti-ética, os bancos estadunidenses causaram a crise de 2008.

2- Fome de Poder

 

Um filme sobre como o McDonald’s se tornou a maior franquia de fast food do mundo, tudo com bastante propagandas e cores vibrantes, escondendo por baixo disso tudo os podres de se viver a vida americana. Regada principalmente por porcarias industrializadas de fácil consumo e baixa qualidade, encoberta por uma propaganda forte e personagens carismáticos. (Qualquer semelhança com a Friboi é mera coincidência)

3- A Rede Social

 

Selo David Fincher de qualidade. Acompanhando a vida do criador da maior rede social do mundo que ironicamente tinha uma péssima vida social, Fincher de forma intimista vai montando a mentalidade antiética do protagonista da mesma forma que a sua rede social vai crescendo.

4- O Lobo de Wall Street

 

Scorsese mostra sem pudor as ilegalidades cometidas pelo empresário Jordan Belfort, nessa ode ao capitalismo moderno. Incrível ver que, mesmo tendo muito dinheiro, a degradação moral está presente, o que nos faz perguntar: o que é realmente importante? Ficar bem louco e não poder aproveitar ou se manter sóbrio e ter uma vida monótona?

5- Steve Jobs

 

 

Outro no meio da tecnologia é esse filmaço com Fassbender interpretando o visionário Steve Jobs. Como em “A Rede Social”, nesse filme se explora um protagonista que conquista o mundo, mas não consegue a admiração das pessoas próximas.

Plus do Meia Entrada (Não pode faltar)- Jerry Maguire: A Grande Virada

Com Tom Cruise, o filme fala sobre um empresário no ramo dos esportes acaba tendo sua carreira destruída aos poucos por querer ser mais ético e humano com seus clientes. Importante ressaltar um dos quotes mais famosos do cinema: “SHOW ME THE MONEY!!!”