Listão: 5 filmes sobre adolescência
Share:

Listão: 5 filmes sobre adolescência

 

por Renan Fileto

 

E o MeiaEntradaCast num trabalho jornalístico FANTÁS-wait-for-it-TICO se mostra novamente conectado às tendências e, nessa semana, traz a você uma lista de filmes sobre essa fase deliciosa e quase sempre complicada! Alguém gritou “13 Reasons Why”? Exato, vocês pegaram nossa inspiração. 😉

 

1- As Vantagens de Ser Invisível – 2012

 

 

O filme de 2012 é fácil de se identificar. Quem nunca se sentiu o deslocado da turma? Quem nunca se sentiu com dificuldades para fazer coisas que, aparentemente, todos fazem sem problema algum? Se você já se sentiu assim – e já rolou, eu sei -, esse é o filme pra você. Destaque para as atuações Logan Lerman, Ezra Miller e Emma Watson.

 

2- Curtindo a Vida Adoidado – 1986

 

Nos anos 90 seria um crime nunca ter assistido esse filme. Porém, numa época onde a Sessão da Tarde já não é mais relevante, vamos dar uma colher de chá para os millennials. Ferris Buller foi, durante muito tempo, avatar e modelo de rebeldia adolescente. Com uma malandragem quase brasileira, o jovem convence o amigo e a namorada a tirarem um dia de folga (daí o título: Ferris Bueller’s Day Off) e passam a se divertir ao som de Beatles. Imperdível e moldador de caráter.

 

3- Juno – 2007

 

 

Em 2007 tivemos a abordagem de um tema bem comum – infelizmente – na adolescência: a gravidez não-programada. Mas se engana quem pensa que, por ocasião do tema, o filem se torna um drama de uma jovem inofensiva e triste. Ellen Page nos entrega uma Juno irresistível: ao mesmo tempo que sofre com sua condição, se mostra forte o suficiente para encarar tudo e fortalecer à todos ao seu redor. Lição de vida!

 

4- Aos 13 – 2003

 

 

Independente de entrarmos no mérito de certo e errado, as drogas costumam estar presentes no dia-a-dia dos jovens. Isso é um fato inquestionável. O tema foi abordado de maneira bastante visceral em “Thirteen”, de 2003. Sendo uma obra semi-autobiográfica, o filme conta a história de Nikki Reed em sua adolescência conturbada. A atriz, que forneceu as história e atua no longa no papel de si mesma, traz de modo muito real todas as grandes questões dessa fase. Depois desse filme éfoi surpreendente vê-la no já batido “Crepúsculo”. Além disso, o longa também conta com a atuação de Evan Rachel Wood, que viraria rosto conhecido por True Blood e Westworld.

 

5- Diários de um Adolescente – 1995

 

 

O tema das drogas é novamente abordado nesse que, provavelmente, foi uma das primeiras grandes atuações de Leonardo DiCaprio. Sério: se você ainda faz parte do time de pessoas que acha que o loiro só passou a atuar nas mãos de Martin Scorsese, é melhor repensar seu julgamento. E “Diários de um Adolescente” é um excelente argumento para isso.

 

PLUS! do Meia Entrada!

Segundas Intenções – 1999

 

 

Fortemente inspirado pelo livro “Ligações Perigosas” e por sua adaptação cinematográfica, Segundas Intenções se tornou um dos melhores filmes de adolescência dos anos 90, ao lado de outros já citados aqui. Nele temos uma trama muito complexa e adulta, envolvendo chantagens e manipulações. Algo não muito comum para a época, como o leitor deve imaginar. Vale a pena conferi-lo e ir atrás da fonte original também! Isso porque eu nem falei da trilha, que é espetacular… #saudadesTheVerve

 

PS: Logicamente a lista não esgota o tema! Coloque nos comentários indicações para uma “parte 2”, ok? E não deixe de conversar com a gente nas redes sociais!