Listão: 5 filmes com Mulheres Fortes!
Share:

Listão: 5 filmes com Mulheres Fortes!

por Renan Fileto

 

Na semana das mulheres o Meia-Entrada não poderia ficar de fora das homenagens, não é mesmo? Então, como de costume, resolvemos eleger 5 das mulheres mais fortes da sétima arte! Bora lá?

 

1- Sarah Connor (franquia “Terminator”)

 

 

Enquanto muita gente coloca John Connor como o salvador na franquia “Exterminador do Futuro”, eu, Renan, costumo sempre dar esse crédito para Sarah Connor. De uma donzela frágil e delicada no primeiro filme, a personagem passa por uma profunda transformação e se torna uma guerreira completamente independente nas sequências. Uma mudança tão profunda que nem mesmo John pôde equiparar.

2- Princesa Merida (“Valente”, Disney)

 

 

É sabido que a Disney vem passando por uma grande transformação, sobretudo no que se relaciona à forma de encarar suas personagens. Essa mudança, que nos legou personagens como a Elza de “Frozen”, esteve intimamente ligada ao filme “Valente”, de 2012. Nele conhecemos Merida, uma princisa que subverte tudo o que estávamos acostumados nos contos Disney: não está em apuros, não depende de ninguém e é realmente VALENTE.

3- Katniss Everdeen (franquia “Jogos Vorazes”)

 

 

Enquanto algumas franquias insistem em fortalecer uma ideia de mulher submissa – hey, Crepúsculo e 50 Tons, estou falando com vocês -, “Jogos Vorazes” sempre teve como personagem principal uma heroína na concepção plena da palavra. Katniss não é submissa, não depende de ninguém para suas decisões e é, de fato, muito forte. Um perfeito exemplo para as novas gerações de meninas se identificarem.

4- Ellen Ripley (franquia “Alien”)

 

 

Em 1979, Ridley Scott chacoalhou o mundo da sétima arte com seu “Alien”. Muito mais do que um filme de suspense – mas nisso também divinamente bem executado -, o filme trazia toda uma estética diferente e suja. O clima criado, mais do que a exposição de um inimigo, era o que trazia realmente pavor. Porém, além de toda a questão imagética e de ambientação, o filme também trazia algo revolucionário para a época: uma protagonista feminina forte. Essa personagem atende pelo nome de Ripley e viria a se tornar a sensação dentro dos filmes da franquia. Independente e poderosa, Ripley se torna a única sobrevivente de sua nave no primeiro “Alien” e protagoniza os filmes posteriores.

5- Laure (X-23 – “Logan”)

 

 

Por fim, a mais recente de todas. Quem assistiu “Logan” com certeza saiu do cinema arrebatado por essa pequenina mutante de 11 anos. Muito poderosa, rivalizando até mesmo com Wolverine, a garota é o tipo de personagem que resolve seus problemas sozinha e que, ao mesmo tempo, possui um carisma enorme. Prevejo crianças fazendo cosplay de X-23 em eventos de cultura pop. *___*

 

Plus do Meia-Entrada – Mulher-Maravilha

 

 

Essa semana tivemos o lançamento do trailer final de “Wonder-Woman”, filme que será protagonizado por Gal Gadot. Sua personagem, anteriormente estrelada por uma belíssima Lynda Carter, se converteu na principal aposta da DC/Warner para o ano de 2017. E nós, fãs de cinema, não vemos a hora de acompanhar o GRANDE ÍCONE feminino da cultura pop na tela grande, não é mesmo?

 

PS: Essa postagem obviamente não pretende esgotar o tema. Existem outros vários filmes, uma parte B (e talvez C, D, etc) virá em breve!